Segurança-da-Informação-Imagem-Principal

Profissionais de Segurança da Informação precisam ter algumas aptidões para exercerem suas funções com eficiência. Dinamismo, habilidade para trabalhar em equipe, conhecimentos básicos de outros idiomas e empreendedorismo são algumas das competências fundamentais para o bom exercício da profissão. Existem alguns treinamentos e certificações oferecidos no Brasil por meio de parcerias internacionais com as melhores e maiores empresas do setor que são um fator determinante para que o profissional de SI se destaque no mercado de trabalho.

International Information System Security Certification Consortium – (ISC)²

O (ISC)² é uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo padrão de excelência nos treinamentos e certificações em Segurança da Informação. Dentre eles, três certificados são fundamentais para os profissionais do setor:

- CISSP – Certified Information Systems Security Professional: é o certificado mais abrangente e contempla os principais conceitos da segurança dos sistemas de informação;

- CSSLP – Certified Secure Software Lifecycle Professional: certificado voltado para todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de softwares e aplicativos;

- SSCP – Systems Security Certified Practitioner: certificado específico para profissionais que lidam com a rotina de infraestrutura dos sistemas de informação dentro de empresas.

Computing Technology Industry Association – (CompTIA)

A CompTIA é uma das principais vozes da indústria mundial da Tecnologia da Informação e lida com os interesses dos profissionais e empresas de TI em âmbito global. Oferece cursos e treinamentos como:

- Security +: fornece conhecimentos e habilidades introdutórias de segurança de TI.

- Network + : ensina as principais tecnologias de rede e é uma das exigências para o certificado de hackers profissionais.

- Cloud Essentials: envolve todas as práticas relacionadas à adoção da computação em nuvem.

- CSA+ – CompTIA Cybersecurity Analyst: essa certificação de segurança cibernética aplica análises comportamentais para melhorar o panorama geral de segurança de TI.

- CASP – CompTIA Advanced Security Practitioner: certifica a capacidade de julgamento e pensamento crítico, favorecendo o desenvolvimento de soluções objetivas em ambientes complexos.

Professional Evaluation and Certification Board – PECB

PECB é uma organização especializada em padrões internacionais para pessoas, produtos e sistemas de gerenciamento. Oferece treinamentos com base nesses padrões:

- ISO 27001 Foundation: este curso estabelece as diretrizes para implementação e gestão de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) baseado na norma ISO / IEC 27001.

- ISO 27001 Lead Implementer: este treinamento é um intensivo de cinco dias que torna os participantes aptos à implementação de um SGSI também de acordo com a norma ISO / IEC 27001.

- ISO 27001 Lead Auditor: este curso também é intensivo e provê os conhecimentos necessários para realizar auditorias em SGSI e gerenciar equipes de auditores.

International Council of E-Commerce Consultants (EC-COUNCIL)

Baseado em Nova York, o EC-Council é uma organização internacional que desenvolve cursos e certificações na área de Segurança da Informação com aplicação para o Comércio Eletrônico. O EC-Council também premia, anualmente, empresas em todo o mundo que se destacam ao compartilhar conhecimentos e soluções na área de Segurança da Informação.

Pelo quinto ano consecutivo, a Strong Security Brasil, empresa brasileira especializada em treinamentos e certificações de segurança, recebeu o Circle of Excellence Award. “Receber esse prêmio é a coroação para um trabalho ao qual temos nos dedicado com tanto afinco. Além da parceria com o EC-Council, que nos tem permitido oferecer cursos como CND (Certified Network Defender), CEH (Certified Ethical Hacker), ECSA (EC-COUNCIL Certified Security Analyst) e o CHFI (Computer Hacking Forensic investigator). O fato de podermos trazer ao Brasil esses treinamentos e certificações internacionais nos faz ter a certeza que estamos contribuindo para o aprimoramento da Segurança da Informação no Brasil”, afirma Dario Caraponale, sócio da Strong Security Brasil (https://www.strongsecurity.com.br/).

Da parceria do EC-Council com a Strong Security chegou ao Brasil também o CCISO (Certified Chief Information Security Officer), um treinamento destinado à formação de executivos de Segurança da Informação de alto nível. Desenvolvido e mantido por profissionais experientes, tem como objetivo a transmissão e o compartilhamento dos conhecimentos à nova geração de profissionais do setor.
“Foi muito importante entender a gestão de segurança a partir da visão executiva. O Dario, nosso instrutor, consegue passar muito claramente cada um dos assuntos e dos tópicos que, desde o inicio, são bem cabíveis para a nossa área. Sem contar o networking que a gente faz. A gente acaba levando muitos amigos, novos contatos profissionais e novos parceiros ao final do curso”, comenta Rodrigo Haidar, profissional de SI há 16 anos que concluiu o curso EC-Council CCISO, acesse o site: https://www.cciso.com.br.

Saiba mais

A Strong Security Brasil é uma empresa especializada em Segurança da Informação, com amplo atendimento, consultoria e serviços gerenciados para todo o Brasil. Para mais informações sobre certificados e treinamentos voltados para os profissionais de SI, acesse o site: https://www.strongsecurity.com.br/.

Website: https://www.strongsecurity.com.br

Fonte: http://maringa.odiario.com/politica/2018/01/5-treinamentos-e-certificacoes-em-si-que-todo-profissional-da-area-precisa-ter/2453405/